PS assinala aniversário com homenagem a 45 figuras da sua história
O PS inicia a partir de segunda-feira as comemorações do 45.º aniversário, com um programa em que assinala a ação de 45 figuras da sua história, começando com o fundador, Mário Soares.
Após Mário Soares, na evocação dos 45 rostos do PS, seguem-se os fundadores Maria de Jesus Barroso e Salgado Zenha, o primeiro presidente da Assembleia da República, Vasco da Gama Fernandes, e o presidente da Assembleia Constituinte, Henrique de Barros.
Como primeira das 45 marcas a assinalar, o PS escolheu a aprovação da Constituição da República em abril de 1976 – um ano após ter vencido as primeiras eleições realizadas depois da revolução de 25 de Abril de 1974.
Além da aprovação da Constituição da República, o PS pretende também destacar os momentos da criação do Serviço Nacional de Saúde, a revisão da Concordata em 1975 (que permitiu o divórcio em Portugal), o fim da unicidade sindical em 1977 e, nesse mesmo ano, o pedido de adesão de Portugal à então CEE (Comunidade Económica Europeia) feito pelo antigo primeiro-ministro Mário Soares.
As mensagens sobre os 45 rostos e 45 marcas da história do PS serão divulgadas por este partido nas diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter).
Ainda de acordo com a nota divulgada pela direção dos socialistas, no dia do aniversário do PS, em 19 de abril, vai realizar-se em Lisboa um jantar-comício com a presença do secretário-geral, António Costa.