Quatro mitos do investimento que é urgente desmistificar
Quando falamos em investimento, temos de pôr de parte as ideias pré-concebidas que podem fazer com que seja mais contido na hora de investir e dificultar o processo para atingir os seus objetivos financeiros.
Mito 1: Poupar é investir
Muitos acreditam que poupar é sinónimo de investir, mas não podiam estar mais errados. Apesar de o investimento depender muitas vezes da poupança, a verdade é que ambas as ações têm propósitos diferentes. Se tiver o seu dinheiro parado numa conta à ordem ou conta poupança, não está propriamente a investir. Investir pressupõe que utilize o seu dinheiro e o ponha a render com a compra de ativos, por exemplo.
Mito 2: Investir envolve demasiados riscos
No mundos dos investimentos, tem de ter em mente que quanto mais quiser ganhar, mais vai ter de arriscar potenciais perdas. A maior parte dos investidores quer fugir de todos os riscos e apostar em ativos mais seguros e que, aparentemente, garantam um “retorno certo”. Mas não espere ganhar muito sem assumir riscos. Adapte o seu investimento à sua tolerância ao risco, garantindo que nunca investe mais do que aquilo que realmente pode perder.
Mito 3: Investir implica muitos sacrifícios
Um dos mitos criados por muitos é que a poupança implica uma boa dose de sacrifício. No entanto, mais importante do que o montante que amealha é a disciplina com que poupa. Esforce-se por colocar de lado, todos os meses, uma parcela do seu rendimento com que se sinta confortável, menos que seja apenas 1%. O importante é que crie uma rotina. Ao fim de um tempo, a previsão é que isso se torne um hábito inconsciente e consiga poupar de forma automática.
Mito 4: Investir é só para ricos
O investimento que cada um faz varia consoante a sua condição financeira. Qualquer pessoa pode abrir conta num banco especializado em poupança e investimento, que lhe recomendará qual a melhor solução para cada caso. Tanto pode iniciar um investimento com apenas 100 euros como com 100.000 euros. A chave está em saber apostar num produto financeiro que lhe garanta uma vantagem segura.