A empresa de produtos químicos e farmacêuticos belga Solvay anunciou que vai dispensar 500 funcionários, 90 dos quais em Portugal e 160 em França.
A empresa adianta em comunicado, esta quinta-feira, que em França vão também ser transferidos 500 funcionários da região de Paris para Lyon, leste do país, e para Bruxelas.
“A reorganização da empresa deve resultar numa redução de 600 funcionários, principalmente em funções de suporte, incluindo 160 em França, 90 em Portugal e 80 no Brasil”, indicou o grupo, sublinhando que muitas das saídas serão rescisões voluntárias.
A Solvay planeia mudar as suas instalações de Aubervilliers (perto de Paris) e de Paris para Lyon e Bruxelas, “para concentrar a pesquisa e inovação nesses dois centros”.
Essa concentração envolveria a transferência para Lyon e Bruxelas de 500 funcionários, nos próximos quatro anos.
A Solvay, o único grupo belga que pertence ao CAC 40, o índice das 40 maiores capitalizações do mercado de ações em Paris, pretende transformar o seu maior centro de pesquisa, sediado em Lyon, num “um centro avançado de química de classe mundial”.
Em Bruxelas, a sede do grupo, “a Solvay pretende expandir suas capacidades de pesquisa e inovação em ciência avançada de materiais como parte de um projeto para renovar completamente sua sede”.
De acordo com o ‘site’ da empresa, o grupo Solvay está presente há 80 anos em Portugal e emprega cerca de 400 colaboradores, em dois centros de trabalho, um na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, e em Carnaxide, concelho de Oeiras.