O Papa Francisco nomeou o padre José Tolentino de Mendonça Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé.
Tolentino de Mendonça, natural da Madeira, foi ainda nomeado arcebispo. Até agora vice-reitor na Universidade Católica, o sacerdote-poeta foi o responsável pelo retiro espiritual da Quaresma do Papa e da Cúria Romana, em fevereiro, numa reflexão sobre “a sede”.
Nas novas funções, pela primeira vez ocupadas por um português, são “da mais alta confiança pessoal e institucional do Papa Francisco”, referiu padre português a exercer funções em Roma.
Na prática, o novo arcebispo, com tomada de posse marcada para o dia 1 de setembro, passa a ser o responsável pelo arquivo secreto do vaticano. Tolentino de Mendonça substituiu no cargo o arcebispo Jean-Louis Bruguès.
É este arquivo, considerado secreto pelo número restrito de pessoas que o podem consultar, que estão guardados os documentos relativos ao governo e à vida interna da Igreja desde há muitos séculos.
Em Portugal, o padre doutorado em Teologia Bíblica, foi condecorado por Cavaco Silva com o grau de Comendador da Ordem de Santiago da Espada.