Mundo

Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro

O candidato às presidenciais brasileiras Jair Bolsonaro (PSL) obteve 46% dos votos e Fernando Haddad (PT), conquistou 29,3%. Vão disputar a segunda volta dentro de três semanas.

Vai haver segunda volta nas eleições presidenciais brasileiras. Quando faltavam apenas 220 das 454.490 secções de voto, pelas 00:39 em Brasília (04:39 em Lisboa), Jair Bolsonaro (Partido Social Liberal) liderava com 46,4% com 49.267.823 votos  e Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores) conquistava 29,26% com 31.309.021 votos nas eleições deste domingo, segundo a página online do Tribunal Superior Eleitoral.

Ambos os candidatos seguem agora para a segunda volta, já no próximo dia 28 de Outubro. O vencedor irá presidir aos destinos do Brasil de 1 de Janeiro de 2019 a 31 de Dezembro de 2022.

 

Nas projecções após o fecho das urnas, a Ibope – que realiza estudos de mercado e sondagens em toda a América Latina – apontava para uma segunda volta com os dois candidatos que já se esperava que viessem a ser os grandes adversários: Jair Bolsonaro (PSL), com 45%, e Fernando Haddad (PT), com 28%.

 

E foi isso mesmo que aconteceu. Bolsonaro e Haddad serão os dois adversários na segunda fase das eleições presidenciais.

Quanto já estavam apurados os votos de 93% das 454.490 secções, Bolsonaro já tinha descido dos quase 49% que chegou a ter nas contagens, mas com 47,03% dos votos liderava claramente – e acima do que tinha sido avançado nas projecções.

Bolsonaro foi esfaqueado no abdómen num acto de campanha a 6 de Setembro em Juiz de Fora (Estado de Mato Grosso), tendo passado por várias cirurgias e ficado internado durante 23 dias – sendo que após este atentado concentrou a sua campanha nas redes sociais, com a publicação de mensagens escritas e divulgação de vídeos.

Após a divulgação dos resultados, Haddad foi o primeiro a reagir. “A oportunidade de um 2.º turno é uma oportunidade inestimável que o povo nos deu. Nós queremos unir os democratas do Brasil”, disse Haddad. “Vamos com a força do argumento para defender o Brasil e o seu povo”, acrescentou, citado pela edição online de O Globo.

l0wXImH__normal Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro

Fernando Haddad 13

@Haddad_Fernando

Iniciamos a campanha amanhã para sermos vitoriosos no segundo turno. Queremos unir o Brasil. É uma eleição diferente de todas que participamos.

 

Já Bolsonaro comemorou o resultado da primeira volta numa transmissão via Facebook. O candidato do PSL disse que Brasil está “à beira do caos” e declarou que unirá o país se for eleito.

 

“O agradecimento que faço é a todos os brasileiros. Ganhámos em quatro regiões. Perdemos no Nordeste, mas a nossa votação no Nordeste foi muito boa e tenho a certeza que Deus ajudará por ocasião do segundo turno”, afirmou Bolsonaro.

bp1C6Hyt_normal Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro

Jair Bolsonaro 31-20e3 Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro37-20e3 Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro

@jairbolsonaro

Hoje elegemos Senadores e Deputados que defendem nossas bandeiras por todo o país. Dia 28 selaremos essa vitória no segundo turno, mesmo com todo o sistema trabalhando contra. Obrigado a todos pela confiança! Falta pouco para enfim mudarmos rumos do Brasil!

No Twitter, multiplicaram-se as mensagens de apoio e repúdio para com os candidatos, sendo de sublinhar muitos dos tweets que aplaudiam o Nordeste do país por ter sido o responsável por Bolsonaro não vencer já na primeira volta.

VKdgMEWI_normal Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro

Dilene Rocha@DileneRocha

Sou Nordestina, Pernambucana, Vitoriense e luto todos os dias por um Brasil melhor. Vou continuar na luta

 

kOotw-PG_normal Presidenciais no Brasil: Bolsonaro e Haddad na segunda volta a 28 de Outubro

POLITZ@PolitzOficial

Essa é a imagem que retrata o Brasil atualmente.

Em vermelho, são as regiões em que o Fernando Haddad do PT ganhou a maioria dos votos.

Em verde, as regiões em que Bolsonaro está liderando.

Pois é.

Mas se há quem esteja feliz por Bolsonaro não ter conseguido vencer na primeira volta, há também quem se congratule por o PT de Haddad ter vindo a perder terreno nos últimos anos.

Na terceira posição ficou Ciro Gomes (PDT), com 12,47%. Citado pel’O Globo, disse que irá reunir-se com a direcção do partido para decidirem a posição para a segunda volta, mas excluiu um apoio a Bolsonaro. “Ele não”, afirmou Ciro.

O Brasil teve este domingo, recorde-se, eleições para eleger o seu novo presidente, um novo congresso de deputados e os governadores estaduais. A população foi escolher o presidente, 27 governadores e 54 senadores, além dos deputados federais e estaduais.

 

As urnas encerraram às 17h de Brasília (mas apenas às 19h no Estado do Acre – que tem duas horas de diferença em relação à capital –, correspondendo às 23h de Lisboa).

Origem
Jornal Negocios
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo