Eurodeputada do PS teve de apagar tweet depois de gaffe
Maria João Rodrigues usou Twitter para se queixar da ausência de Juncker e Tusk do plenário desta terça. "Um precedente preocupante"... mas que afinal não era assim. Eurodeputada retirou crítica.
A eurodeputada Maria João Rodrigues escreveu um tweet na segunda-feira à tarde a queixar-se de duas ausências de peso no debate desta terça do Parlamento Europeu sobre as conclusões do Conselho de dezembro: Jean-Claude Juncker e Donald Tusk. “Um precedente preocupante”, escreveu a socialista. O reparo, pelo porta-voz do presidente da Comissão Europeia, chegou poucos minutos depois: Juncker estaria no debate. Maria João Rodrigues apagou a sua crítica da rede social.
A história é referida na newsletter do Politico, que deu conta de uma “agitação temporária” no Parlamento Europeu, nesta segunda-feira, quando alguns eurodeputados se queixaram da suposta ausência dos presidentes da Comissão e do Conselho do debate a em Estrasburgo sobre o Brexit. Uma das figuras que se queixou publicamente foi Maria João Rodrigues, que escreveu no Twitter: “Infelizmente, o debate no plenário do Parlamento Europeu sobre as conclusões do último Conselho Europeu foi retirado da agenda. Pela primeira vez, nem o presidente Juncker nem o presidente do Conselho vão assistir ao debate. Este é um precedente preocupante que espero que nunca mais se repita!”.
Minutos depois deste tweet (que ainda é possível ler na página oficial da eurodeputada, onde constam registos da sua atividade, incluindo nas redes sociais), o porta-voz de Juncker, Margaritis Schinas, escreveu um tweet em resposta a dizer que a acusação de Maria João Rodrigues “não era, com todo o respeito, verdade”. O presidente da Comissão, escreveu Schinas, “leva os seus compromissos muito a sério e vai estar presente em três debates” esta terça-feira, “incluindo no debate sobre as conclusões do Conselho Europeu de Dezembro”.Ver imagem no Twitter
Margaritis Schinas✔@MargSchinasRespondendo a @MJRodriguesEU e 6 outros
With all due respect this is not true. @JunckerEU takes his institutional commitments seriously and was scheduled to attend 3 #EPlenary debates as you can see from his calendar – including on December #EUCO conclusions.1817:40 – 14 de jan de 2019Veja outros Tweets de Margaritis SchinasInformações e privacidade no Twitter Ads
O porta-voz partilhou mesmo parte da agenda oficial de Juncker a confirmar a presença do presidente da CE na sessão referida por Maria João Rodrigues. Quanto a Tusk, o presidente do Conselho, estará em Gdansk, Polónia, para participar numa das marchas de homenagem a Pawel Adamowicz, o presidente da Câmara local que foi morto este domingo durante um evento de solidariedade. Tusk foi primeiro-ministro da Polónia e também líder do partido Plataforma Cívica pelo qual tinha sido eleito o autarca assassinado.
Perante os factos, a eurodeputada portuguesa acabou por apagar o tweet e também, segundo o Politico, por pedir desculpa à equipa do presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker. O Observador tentou contactar a eurodeputada eleita pelo PS mas não obteve resposta até ao momento da publicação deste artigo.