Atentado em bairro xiita de Bagdade faz pelo menos um morto e 12 feridos
Pelo menos uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas na explosão ocorrida num mercado de Sadr City, bairro da capital iraquiana, Bagdade, habitado maioritariamente por xiitas, no terceiro dia do mês sagrado do Ramadão, anunciou o governo iraquiano.
A explosão teve lugar no mercado da zona de Habibiya, sem que se conheçam mais detalhes neste momento, refere um comunicado do Departamento de Informação e Segurança do Governo do Iraque.
A explosão atingiu as pessoas que se encontravam no mercado a comprar alimentos para consumir antes do fim do jejum religioso que se cumpre diariamente nesta altura, antes do cair da noite.
Até ao momento, o atentado não foi reivindicado.
No Ramadão de 2019 um ataque suicida em Sadr City matou oito pessoas e feriu 15 habitantes.
O bairro tem sido alvo de numerosos atentados no passado por ser um bastião dos seguidores do clérigo Muqtad al Sadr e por ser habitado por xiitas, maioritários no Iraque.
O grupo extremista Estado Islâmico (EI), sunita, tem atacado a comunidade xiita no Iraque, desde 2014 e com menos frequência depois da derrota em 2017.
O Ramadão, no país, costuma ser marcado por momentos de grande violência: em 2016 no mês sagrado um atentado suicida matou quase 300 pessoas no bairro xiita de Al Karrada, em Bagdade e foi reivindicado pelos ‘jihadistas’ do EI.
Leia Também: Abatidos dois ‘rockets’ que visavam base americana no Iraque