Arábia Saudita acaba com segregação de mulheres e homens em restaurantes
A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes e cafés para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa.
De acordo com a AFP, esses estabelecimentos tinham, até agora, duas entradas, uma para homens solteiros e outra para mulheres com as suas famílias.
O ministério de Municipalidades e Assuntos Rurais anunciou neste domingo no Twitter a eliminação de várias obrigações para os restaurantes, entre elas a de ter “uma entrada para os solteiros e outra entrada para as famílias”.
Até agora, as sauditas estavam ainda proibidas de usufruir das áreas frequentadas por clientes masculinos, sendo encaminhadas para zonas reservadas a famílias.
Sob o impulso do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita entrou num amplo programa de reformas que inclui uma flexibilização das proibições que afetam as mulheres.
Recentemente as mulheres sauditas foram autorizadas a viajar para o estrangeiro sem autorização prévia Mas a mais emblemática das reformas foi a que permitiu às mulheres conduzir uma viatura a partir de junho de 2018.
As mulheres também foram autorizadas recentemente a assistir a encontros de futebol e a aceder a empregos até então estritamente reservados a homens.
Se estas medidas têm transformado a vida de numerosas sauditas, por outro lado, têm sido consideradas insuficientes por vários críticos, que sublinham que o sistema de tutoria, devido ao qual os homens têm praticamente todos os poderes sobre os seus familiares do sexo feminino, ainda está longe de ser abolido.