Acidente de comboio na Dinamarca faz pelo menos 6 vítimas mortais
Pelo menos seis pessoas morreram e 16 ficaram feridas esta manhã, na Dinamarca, quando algumas peças de um comboio de mercadorias que passava na Ponte do Great Belt se soltaram e atingiram um comboio de passageiros, que circulava em sentido oposto, avança a agência Reuters.
Pelo menos seis pessoas morreram e 16 ficaram feridas esta manhã, na Dinamarca, quando algumas peças de um comboio de mercadorias que passava na Ponte do Great Belt se soltaram e atingiram um comboio de passageiros, que circulava em sentido oposto, avança a agência Reuters.
O acidente com o comboio aconteceu na ponte do Great Belt, que faz a ligação entre as ilhas de Zelândia e Fiónia, na Dinamarca.
Segundo a agência Reuters, o acidente aconteceu entre um comboio de mercadorias (que carregava embalagens da marca de cerveja dinamarquesa Carlsberg) e um comboio de passageiros, quando algumas peças do teto do comboio de carga – que se dirigia para Fiónia – se soltaram e atingiram o outro comboio, que transportava pessoas com destino a Copenhaga (capital da Dinamarca).
O acidente foi provocado por uma tempestade, informou a empresa dinamarquesa State Railways.
Ao início da manhã, a operadora responsável pela rede ferroviária DSB informou que a circulação na ponte estava encerrada.
Da Storebæltbroen er lukket for biltrafik, bliver der ikke indsat Togbusser.
— DSB (@omDSB) 2 de janeiro de 2019
Togene, der kører mellem landsdelene, kører til og fra henholdsvis Korsør og Nyborg.
Det skyldes, at ambulance og politi arbejder ved et tog på broen.
Hold dig opdateret her: https://t.co/yPbSdxDuPd https://t.co/emkhA1bA3t
O acidente ocorreu por volta das 08:00 locais (07:00 em Lisboa).
A agência Reuters avança que o tráfego rodoviário nos dois sentidos foi, entretanto, reaberto.
Storebæltsbroen er nu genåbnet i begge retninger for biltrafik. Kun et spor farbart mod Fyn. Fartgrænse på 50 km/t begge retninger. Vindfølsomme køretøjer frarådes at passere. Forvent lange kødannelser og store forsinkelser.
— Dansk Trafikinfo (@DanskTrafikinfo) 2 de janeiro de 2019
O jornal dinamarquês Berlingske avança que dentro do comboio de passageiros seguiam 131 pessoas e três funcionários.
A operadora ferroviária DSB avançou, primeiramente, com o registo de, pelo menos, seis vítimas mortais.
Por volta das 11:00 locais, as autoridades dinamarquesas confirmaram, através da rede social Twitter, o número de vítimas mortais e anunciaram, pelo menos, 16 feridos.
Fyns Politi oplyser, at der er på nuværende tidspunkt konstateret 6 omkomne og 16 sårede fra ulykken på Storebæltsbroen. https://t.co/SU1547kVYT
— Fyns Politi (@FynsPoliti) 2 de janeiro de 2019
Uma testemunha, que estava a bordo do comboio com a sua filha, disse que “houve um estrondo muito alto e depois e comboio parou”.
O primeiro-ministro da Suécia partilhou uma mensagem de condolências aos familiares das vítimas, onde destaca a tempestade Alfrida como causa do acidente.
Fruktansvärd tågolycka på stora Bältbron i Danmark till följd av stormen Alfrida. Våra tankar är med de skadade och med de omkomnas familjer och närstående. Detta har jag under morgonen också framfört till min kollega statsminister Lars Løkke Rasmussen.
— SwedishPM (@SwedishPM) 2 de janeiro de 2019
No extremo oeste da ponte, na cidade de Nyborg, foi instalado um centro de emergência.
A ponte do Great Belt tem cerca de 18 quilómetros e por ela passam cerca de 21.000 pessoas por dia, de comboio, e mais de 27.000 veículos.
A tempestade “Alfrida” tem causado nas últimas horas alterações na circulação ferroviária devido a queda de árvores nas linhas e estradas, bem como um aumento do nível da água em várias partes do país, o que levou as autoridades a emitir um alerta de tempo “muito perigoso”.
A ponte do Estreito de Sund, que liga Copenhaga a Malmoe (Suécia), também ficou fechada à circulação por várias horas.
Mais de 100 mil casas não tinham luz hoje na Suécia por causa da tempestade.