‘Under’: Este é o primeiro restaurante debaixo de água da Europa
Demorou seis meses a ser construído e é o primeiro da Europa. ‘Under’ fica debaixo da água gélida da Noruega e abriu este mês.
Abriu o primeiro restaurante debaixo de água na cidade de Lindesnes, na Noruega. Localizado no extremo sul da costa norueguesa, “onde as tempestades do norte e do sul se encontram” está o novo projeto com uma aquitetura única.
Ainda que se assemelhe a uma embarcação naufragada, o ‘Under’ é uma infraestrutura que convive com o oceano Ártico e com as espécies marinhas que se encontram na água salgada, onde existe abundância da biodiversidade local. Além de ser restaurante, a edificação também funciona como um centro de pesquisa para a vida marinha, que pretende realizar tributos à fauna selvagem que se encontra ao longo da costa.
O edifício de 34 metros emerge à superfície da água, nos últimos cinco metros, para a entrada dos mais curiosos e aventureiros. A estrutura foi desenhada para integrar o ambiente marinho, uma vez que o cimento rugoso irá funcionar como um recife artificial, onde se pretende abrigar lapas e algas. A janela gigante, com mais de três metros de altura, presente no restaurante irá permitir observar o mar e a renovação de espécies, além de conectar os apreciadores de gastronomia à vida marinha selvagem.
“O Under é uma progressão natural das nossas experiências com os limites”, declarou o fundador e arquiteto da empresa ‘Snøhetta’, Kjetil Trædal Thorsen. “Este edifício oferece novas perspetivas e formas de ver o mundo, seja além ou debaixo da linha de água”, continuou o arquiteto.
O restaurante tem capacidade para até 40 pessoas, e o foco gastronómico é criar uma experiência baseada em alta qualidade, com produtos locais, embora com ênfase na captura sustentável da vida marinha. O chef dinamarquês Nicolai Ellitsgaard assume o controlo da cozinha e leva com ele uma equipa de 16 cozinheiros com experiência em restaurantes detentores de estrelas Michelin.
A construção da estrutura massiva demorou seis meses até estar terminada, sendo que o edifício começou a ser construído em junho de 2018 e a inauguração aconteceu no passado dia 20 de março. O restaurante vai começar a aceitar reservas a partir de abril até setembro deste ano, mas o restaurante está a tornar-se popular e há poucos lugares disponíveis na lista. Ainda assim, um arquiteto da empresa ‘Snøhetta’, Rune Grasdal, afirmou à CNN que o melhor plano para visitar a estrutura é ver a previsão de meteorologia, embora garanta que “a experiência mais excitante é visitar o restaurante sob tempo difícil”.