Dizem que quem quer aparecer pendura uma melancia no pescoço, mas nós homens temos coisas muito mais elegantes e interessantes para usar abaixo de nosso pomo-de-adão e as gravatas borboleta certamente estão entre as que tem mais estilo! Um visual complementado por este acessório clássico chama a atenção de qualquer pessoa de bom gosto, além de te ajudar a criar combinações mais alinhadas e marcantes. Mas como qualquer peça de roupa que se preze sempre existem algumas dicas para ajudar na hora de se vestir, veja abaixo algumas delas:
1 – Seu negócio é descrição, mesmo em looks casuais? Experimente uma gravata borboleta no mesmo tom ou usando uma estampa similar a de sua camisa, o acessório vai se mesclar e ao mesmo tempo dar aquele complemento especial que você tanto procura!
…….
2 – O traje black-tie é extremamente elegante e clássico, mas use-o apenas quando solicitado no convite, se o “passeio completo” (terno e gravata) está estipulado no convite não troque a gravata comum pela borboleta, pode parecer que você se vestiu para o evento errado.
…….
3 – Em dias ensolarados escolha uma peça que seja tão leve quanto as restantes, mantenha seu look casual condizente com o clima e seu humor e lembre-se gravatas borboleta neste caso tendem a deixar o visual mais divertido.
…….
4 – Se for convidado para um casamento casual durante o dia não se acomode, mas também não exagere na ousadia, selecione peças neutras e dê um toque e cor com a gravata borboleta.
…….
5 – A gravata borboleta arrasa no look total black, mas evite usá-lo em casamentos, por mais elegante que esteja ele não é considerado adequado para a ocasião.
…….
6 – Quanto mais colorida e estampada a gravata borboleta, mais casual ela é, portanto reserve este tipo de acessório para ocasiões que permitam este tipo de liberdade, em eventos que exigem um certo grau de formalidade mantenha-se nos tons neutros e escuros como o preto, grafite, marinho, vinho e marrom. A única exceção fica por conta da gravata vermelha que pode compor looks clássicos em alguns casos.
…….
7 – Engana-se quem pensa que é necessária a presença de algum item de alfaiataria para validar o uso desta gravata, combinações feitas exclusivamente com roupas casuais também aceitam o acessório com perfeição.
…….
8 – O visual com toque retrô geralmente faz uso da gravata borboleta e suspensórios, mas os dois itens não precisam ser da mesma cor neste caso. Porém em trajes formais, muitas vezes as pessoas sentem-se mais a vontade usando o suspensório da mesma cor da gravata, trata-se de uma opção pessoal.
……
9 – Assim como os suspensórios, o colete é outro companheiro fiel da gravata borboleta e mais uma vez o visual ganha um charme retrô irresistível. Usar itens neutros usados de maneira casual, como os da foto, te dão a liberdade de escolher uma gravata com cores e estampas bem vivas e descoladas.
…….
10 – O visual para trabalho ganha frescor com a gravata borboleta, mas antes de adicioná-la ao seu repertório informe-se se o ambiente permite este tipo de liberdade, o item não chega uma quebra de dress code, mas existem empresas que preferem manter a gravata tradicional como um espécie de “uniforme”.
…….
11 – Na hora de combinar não se atente apenas às cores, preste atenção nas estampas, se a camisa é listrada como na foto escolha gravatas com micro estampa ou desenhos médios, se as listras forem bem finas você pode optar por um modelo com listras transversais grossas, assim os padrões não entram em conflito.
…….
12 – Se você é noivo e quer dar um toque de estilo ao seu traje de casamento, pode incluir uma gravata borboleta com desenhos geométricos ou até um xadrez houndstooth (pied de coq) em preto e branco, o detalhe vai chamar atenção para seu rosto e deixar o combo mais marcante e original!
…….
13 – Vai de combinação com malha para proteger do frio? Experimente uma gravata borboleta em uma cor bem contrastante ou com um padrão bacana, ela vai atrair o olhar das pessoas para seu rosto e dar acabamento ao look. Muitas vezes a roupa de trabalho vira uma opção para festa ou balada só com a adição da borboleta!
…….
14 – O estilo preppy, muito usado por universitários americanos da alta sociedade, praticamente exige a gravata borboleta e como esse tipo de indumentária tornou-se acessível – graças ao fast fashion – há muita gente investindo neste tipo de look.
…….
15 – Outro acessório que é um amigo inseparável da gravata borboleta é o lenço usado no bolso do terno, aliás você não precisa economizar nos complementos, desde que eles sejam discretos, caso contrário caímos no problema da melancia citada no início do texto. ; )
…….
Veja abaixo mais alguns exemplos:
Se você está em busca de uma gravata borboleta existem muitas lojas em shoppings que podem te atender como a Zara, Brooksfield, Le Mark, Armani, Zegna, Hugo Boss, Crawford, além das lojas especializadas em gravatas e as exclusivas para roupas de festa, algumas delas vendem kits com suspensórios e aboatoaduras combinando, mas neste caso depende do tipo de look que você quer criar. Outra opção são lojas que atendem o público “alternativo” e hipsters, pois este público aumentou significativamente a procura pelo acessório quando adotou-o como alternativa para a gravata tradicional.