Quem são as hipóteses para treinador? Certezas só as de Luís Filipe Vieira
Há semanas, o presidente do Benfica não concretizou o despedimento de Rui Vitória porque viu "uma luz" durante a noite que passou no Seixal. Agora vai ter de descobrir outra para o ajudar a escolher o substituto do técnico
Com a saída de Rui Vitória do comando técnico do Benfica surgiram diversos nomes de treinadores como hipóteses, mais ou menos credíveis, para ocupar o lugar. E nem a garantia dada pelo diretor de comunicação do clube de que só a partir de segunda-feira é que o presidente Luís Filipe Vieira vai iniciar o processo para essa contratação acalmou os adeptos.
Pelo contrário, aumentou a discussão nas redes sociais entre benfiquistas, e não só, sobre qual a melhor escolha para liderar o clube que ocupa a quarta posição da Liga NOS (liderada pelo FC Porto).
Tal como a nomeação de Bruno Lage (o responsável pela equipa B) para liderar a equipa num período não explicado, mas que até pode ser até ao final da temporada, desviou as atenções sobre o futuro técnico.
E são muitos os nomes que têm sido nomeados:
Jorge Jesus – É um dos nomes mais referidos nas últimas horas. Atualmente a treinar o Al Hilal (Arábia Saudita), de onde se diz poder sair ainda esta sexta-feira, o treinador que treinou o Benfica entre 2009 e 2015 (onde ganhou três campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco taças da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira) nunca escondeu querer voltar a Portugal e, provavelmente, ao clube da Luz.
Paulo Fonseca – O DN já noticiou que o treinador do Shakhtar Donetsk foi sondado, mas que recusou pois tem contrato com o clube ucraniano até ao verão de 2020.
Rui Faria – O antigo adjunto de José Mourinho durante vários anos e atualmente sem ligação a um clube também tem sido dado como hipótese.
Luís Castro – A treinar o Vitória de Guimarães, Luís Castro surge esta sexta-feira como uma das possibilidades para ocupar o lugar de Rui Vitória. Já treinou diversos clubes (Águeda, Mealhada, Estarreja, Sanjoanense, Penafiel, FC Porto e FC Porto B, Rio Ave, Chaves e agora o Guimarães) e recusou recentemente um convite para treinar o Reading, da segunda divisão inglesa, de forma a manter-se em Portugal.
Vítor Pereira – O vencedor do campeonato chinês, com o Shangai SIPG, também surge nas listas de candidatos a treinar o Benfica, até porque já terá demonstrado vontade de regressar a Portugal. Uma das dificuldades para esse regresso será o vencimento.
Marco Silva – Este é um dos treinadores que regularmente é apontado como hipótese para o Benfica. Desde o início da época que treina o Everton, onde não tem conseguido bons resultados nas últimas semanas. Este sábado recebe o Lincoln City (4.ª divisão inglesa) para a Taça de Inglaterra, um jogo importante para o seu futuro.
A estes nomes podemos acrescentar alguns treinadores que estão sem trabalho, mas que não contam para este “jogo”. Fica a referência como curiosidade:
José Mourinho – Saiu do Manchester United devido aos maus resultados. Ganhava 15 milhões de euros limpos/ano
Leonardo Jardim – Depois de deixar o Mónaco já foi “colocado” em diversos clubes. Nesta quinta-feira foi dado como praticamente certo no comando dos chineses do Dalian Yifang, mas não foi confirmado.
Julen Lopetegui – Foi despedido do Real Madrid e está sem clube. Em Portugal treinou o FC Porto.