Mundo

Baleia encontrada morta no meio da Amazónia surpreende cientistas

Uma baleia de 11 metros foi encontrada morta, na última sexta-feira, no meio da floresta, perto da praia de Araruna, na ilha do Marajó, no Estado do Pará, no Brasil.

Segundo o “Diário da Amazónia”, o animal já estaria morto quando foi encontrando, e a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente não consegue explicar o estranho achado. Para além de se encontrar longe da costa, o animal não apresentava qualquer sinal de ferimento.

No Facebook, cientistas do Bicho D´Água, uma associação ambientalista com ligações à Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazónia, explicam que o mistério pode, afinal, ter uma explicação simples.

“Devido às macromarés comuns na Costa Norte do Brasil, é totalmente compreensível que uma carcaça vá parar dentro do manguezal”, referem.

Segundo os especialistas, a baleia pode ter ficado encalhada depois de uma maré alta a ter levado até à zona de floresta.

Uma equipa de biólogos já recolheu amostras da carcaça, que pertencerá a uma cria de baleia-corcunda, e vai agora realizar uma necropsia para se determinar a causa de morte do animal.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo