Mundo

Ministro britânico para o ‘brexit’ pede demissão por discordar do acordo

Dominic Raab anunciou demissão no Twitter, dizendo que "em consciência", não pode apoiar os termos propostos para o acordo entre Reino Unido e a União Europeia.

O ministro britânico para o ‘brexit’, Dominic Raab, apresentou a demissão do cargo esta quinta-feira, alegando que não pode, “em consciência”, apoiar o rascunho do acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Raab anunciou a resignação no Twitter, tornando pública a carta de demissão que enviou a Theresa May.

“Lamento dizer que, no seguimento da reunião do governo de ontem a propósito do acordo para o ‘brexit’, tenho de me demitir. Compreendo porque escolheu prosseguir com o acordo com a UE nos termos propostos, e respeito as diferentes visões defendidas em boa-fé por todos os nossos colegas”, refere Raab na missiva enviada à primeira-ministra britânica. “Da minha parte, não posso apoiar o acordo proposto por duas razões. Primeiro, acredito que o regime regulatório proposto para a Irlanda do Norte representa uma ameaça muito real à integridade do Reino Unido. Segundo, não posso apoiar um acordo indefinido com uma barreira, em que a União Europeia tem um veto em relação à nossa possibilidade de saída”, escreveu.

Já esta quinta-feira, o secretário de Estado para a Irlanda do Norte também pediu demissão, na sequência do acordo para o ‘brexit’ alcançado ontem.

Theresa May anunciou na noite de quarta-feira que tinha conseguido o apoio do governo para o acordo sobre a saída da União Europeia, após uma reunião de cinco horas. Mas vários governantes terão manifestado reservas, ainda que não as tenham exposto publicamente.

Raab, que era apoiante da saída do Reino Unido da UE, foi promovido a ministro para o ‘brexit’ com a saída de David Davis, quando este decidiu abandonar o cargo no passado mês de julho em protesto devido aos planos de Theresa May para a saída da UE.

Em atualização

Origem
DN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo