Estacionar em Lisboa? Há em média 4 carros para cada lugar na cidade
Automóvel Clube de Portugal (ACP) contabilizou um número superior de procura face à oferta disponível e propõe o reaproveitamento de nove parques na CRIL para estacionar fora da cidade.
Segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP), existem quatro carros para cada lugar de estacionamento em Lisboa. Perante estes números, a ACP propôs à Câmara Municipal de Lisboa um plano para se reabilitarem nove locais junto da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), sendo o caso dos parques do IKEA de Alfragide e de Loures, do shopping Dolce Vita Tejo e Strada Outlet de Odivelas.
Carlos Barbosa, o presidente da ACP, assegura que caso sejam feitos estes parques passarão a haver 16 mil novos lugares de estacionamento distribuídos pelas diferentes entradas da cidade, incentivando sempre à utilização de transportes públicos por parte dos automobilistas para acederem ao centro de Lisboa.
O modelo que originou esta ideia, foi inspirado no exemplo das outras capitais europeias. “Em todas as capitais europeias, 80% das pessoas trazem os carros. Nas cidades civilizadas europeias, as pessoas deixam os carros em parques de estacionamento à entrada das cidades ou no miolo da cidade e utilizam os transportes públicos”, referiu Carlos Barbosa, em entrevista à TSF.
Acrescenta, concluindo que, “em Lisboa, não temos nem parques fora nem parques dentro, nem bons transportes públicos, e o que propomos é começar por algum lado, por as pessoas deixarem os carros fora”, sublinhando que “depois tem que haver da parte da Câmara a ligação e o transbordo destes parques de estacionamento para as diversas zonas de Lisboa”.