Nacional

Outono com sabor a verão traz temperaturas altas e risco de incêndio

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão, esta segunda-feira, em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA, num dia em que as temperaturas vão ultrapassar os 30 graus em quase todo o país.

Em risco muito elevado estão outros quase 60 municípios do interior Norte, Centro e Sul do país e em risco elevado dezenas de concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa e toda a região do Alentejo, informa ainda o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No segundo dia de outono, o IPMA prevê para hoje valores das temperaturas acima dos normais para a época, com uma pequena subida da temperatura mínima na região Norte e uma subida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

Segundo as previsões do IPMA, as temperaturas vão estar acima dos 30 graus em todo o país, com as máximas a chegarem aos 38 graus celsius em Évora, Beja e Setúbal. Os valores mínimos não descerão abaixo dos 15º (Bragança, Guarda, Viana do Castelo e Leiria) em Portugal continental.

Nos Açores, o IPMA prevê céu muito nublado, com boas abertas, e possibilidade de aguaceiros fracos a partir da noite nas ilhas do grupo central (Pico, Faial, S. Jorge, Terceira e Graciosa) e do grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria). As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 26º.

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, e as máximas vão chegar aos 27º no Funchal e aos 26º na ilha de Porto Santo.

Origem
JN
Mostrar Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo