Furacão Helene poderá atingir Açores este domingo
Trajetória estimada coloca o fenómeno por cima do arquipélago, mas já com ventos fracos. "Há razões para estarmos atentos", admite IPMA
O National Hurricane Center (NHC) prevê que o furacão Helene, que neste momento está a leste de Cabo Verde, atinja o arquipélago dos Açores este domingo, ainda que as previsões apontem para que o evento chegue já em depressão pós-tropical, isto é, com ventos mais fracos.
“É uma previsão, ainda faltam muitos dias até domingo e durante a trajetória do furacão tudo pode acontecer. O que se prevê é que no domingo o evento se coloque por cima dos Açores, mas neste momento há muita atividade no Oceano Atlântico – como o furacão Florence – que pode influenciar a trajetória do Helene”, disse ao DN Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA), que admite que o furacão até pode “passar ao lado dos Açores”.
“Há razões para estamos atentos, o importante é irmos acompanhando a situação”, acrescentou o responsável do IPMA. Por enquanto, não há razões para sobressaltos, admite o meteorologista.