Hoje em dia, comer bem gastando pouco dinheiro é um desafio para quase todas as famílias. No entanto, há pequenos truques que se podem adoptar no dia a dia e que podem ajudar a rentabilizar os mais variados ingredientes que utilizamos na cozinha, ao preparar as nossas refeições. Por exemplo: o que é que faz às cascas das frutas e legumes? Deita no lixo não é? Pois! Eu também deitava no lixo! Até que aprendi a aproveitar todas as cascas das frutas e dos legumes que consumimos em casa.
Se pensar bem, é nas cascas que se encontram uma parte considerável do nutrientes e vitaminas além do sabor. Os tubérculos como beterraba, cenoura batata, batata-doce, nabo e cherovia podem ser aproveitados na totalidade. Mesmo a casca da curgete e da abóbora, depois de bem lavada, pode ser utilizada para sopa. Basta retirar o caule da curgete e pode cozinhar com a casca.
Depois de descascar os tubérculos, as cascas podem ser levadas ao forno, polvilhadas com sal, tomilho, alecrim, cominhos, etc. e fica com uns snacks estaladiços que pode acompanhar com molho de iogurte ou maionese. Pode ainda aproveitar os talos das ervas aromáticas e dos bróculos, couves, nabiças, espinafres e, juntamente com as cascas dos legumes e das cebolas, pode fazer um aromático caldo de legumes. Congele em cuvetes de gelo e fica com caldos para aromatizar arroz, massas, molhos, carne, peixe, sopas, etc., naturais e saudáveis.
As frutas também podem ser aproveitadas na totalidade. Lembra-se da geleia de marmelo que é feita com as cascas e os caroços? E as cascas de laranja, limão e lima? Retire toda a parte branca e deixe a secar 2 ou 3 dias. Quando estiver seca, rale e utilize para aromatizar açúcar, pimenta, mel, azeite.
Já com a deliciosa melancia, para além de aproveitar as sementes para chá e snacks, a parte branca da casca é toda ela comestível, podendo ser preparada em doce, pickles, chutney, caril, saladas.
Já tinha pensado nestes truques? Para além de aproveitar tudo, acaba por comer de forma muito mais saudável.