Rui Esteves deixou o cargo de comandante da Proteção Civil sob forte contestação e depois das notícias sobre a licenciatura feita por equivalências. Agora, foi contratado por 35 mil euros.
Rui Esteves, que deixou o cargo de comandante operacional nacional da Proteção Civil na sequência das notícias sobre a sua licenciatura, foi contratado por Joaquim Mourão, um histórico socialista, para prestar serviços na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB). Depois de ter sido muito contestado no cargo, agora vai ser assessor técnico na área da proteção civil e defesa da floresta contra incêndios.
A notícia é avançada pelo jornal Público, que acrescenta que Rui Esteves vai ganhar 35 mil euros pelos serviços prestados à CIMBB. Ele que apresentou a demissão depois ter sido tornado público o facto de ter concluído a licenciatura graças a equivalências concedidas pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No total, Rui Esteves fez apenas quatro cadeiras por avaliação e exame e teve equivalência nas restantes 32.