Em competição estavam 12 criações de diferentes restaurantes da região de Lisboa e, curiosamente, o prémio foi atribuído a uma marisqueira. O Mercado do Peixe, restaurante da Ajuda, parece ter cumprido todos os requisitos, acabando por conquistar o primeiro lugar, depois de ter sido premiado com bronze na edição do ano passado. «Trabalho no Mercado do Peixe há 23 anos e sou pasteleiro desde os meus 14», conta Paulo Oliveira, o responsável pelo pastel de nata vencedor. «A diferença é que são artesanais, é uma receita muito antiga que foi adaptada». Além do pastel de nata, Paulo fabrica também diariamente o pão da marisqueira e ainda pão com chouriço.
A fechar o pódio estão a Pastelaria Fidalgos, na Moita, e a Pastelaria Batalha, na Venda do Pinheiro. «O concurso surgiu um ano depois do Peixe em Lisboa começar e todos os anos temos feito a competição, que escolhe os melhores pastéis de nata da cidade numa prova-cega. A ideia é promover esta especialidade portuguesa em vários restaurantes da região», conta Virgílio Gomes, o presidente do júri de O Melhor Pastel de Nata de Lisboa».
No ano passado, os vencedores foram o Pãozinho das Marias, na Ericeira, seguida pela Pastelaria Patyanne, de Castanheira do Ribatejo, e pelo atual vencedor, o Mercado do Peixe.