Universitários detidos por falsificarem notas
Dois estudantes da Universidade de Valência, em Espanha, foram detidos por terem acedido ilegalmente ao sistema informático da instituição e entrado nas contas de 40 professores, para mudar as notas.
Segundo a Polícia Nacional de Espanha, dois jovens de vinte anos foram acusados de acesso ilícito a dados e programas informáticos, divulgação de dados secretos, crimes informáticos, usurpação de estado civil e falsificação de documentos.
Os suspeitos terão usado um software que regista tudo o que os utilizadores dos computadores digitam no teclado para se apropriarem das senhas de acesso dos professores ao sistema da universidade e ao email. O uso desse programa informático foi associado a uma série de acessos ao sistema através do browser anónimo TOR.
A investigação levou os agentes a detetarem que as notas de alguns exames e trabalhos que estavam suspensos surgiam com uma nota alta nas atas da universidade. Segundo a polícia, citada pelo “El Pais”, os suspeitos terão usado o acesso ao email dos professores para impedirem que recebessem os alertas de alteração de estado das notas. Está também a ser investigada a possibilidade de os alunos terem tido acesso em avanço aos enunciados dos exames.
Através da identificação dos trabalhos e exames alterados, foi possível chegar aos autores do acesso indevido ao sistema. Sem antecedentes criminais, os dois jovens foram colocados em liberdade.