In this photo provided by the Unification Ministry, South Korea’s Chief Delegate Lee Deok-haeng, second from right, shakes hands with North Korean Delegate Pak Yong Il, second from left, before the Inter-Korean Red Cross Working Level meeting at the border village of the Panmunjom in Paju, South Korea, Monday, Sept. 7, 2015. North and South Korea started talks at a border village Monday on resuming the reunions of families separated by the Korean War in the early 1950s, Seoul officials said. (The Unification Ministry via AP)
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão reunir-se a 27 de abril, em zona de fronteira, para discutir a desnuclearização da península, anunciaram hoje altos responsáveis sul-coreanos.
As mesmas fontes adiantaram também que as duas Coreias vão encontrar-se a 04 de abril para uma reunião preparatória na qual vão discutir o protocolo, a segurança e a cobertura jornalística.
O anúncio foi feito após uma reunião entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte em Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países, destinada a preparar a cimeira, a terceira entre líderes coreanos em seis décadas, em que será discutida a desnuclearização da península.
A delegação sul-coreana na reunião foi liderada por Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação, enquanto os norte-coreanos foram representados por Ri Son-gwon, chefe da agência para assuntos intercoreanos.
A cimeira de abril vai anteceder a que Kim Jong-un manterá em maio com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Esta reunião de alto nível é a mais recente de uma série de encontros entre os dois países vizinhos, iniciados durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.