Bruxelas aprova 50 milhões de euros para a modernização da linha de Cascais
A Comissão Europeia aprovou hoje um financiamento de 50 milhões de euros do Fundo de Coesão para modernizar a linha ferroviária entre Lisboa e Cascais, anunciou o executivo comunitário.
Os trabalhos a financiar incluem a instalação de novas infraestruturas elétricas, sinalização e sistemas de controlo destinados a tornar as viagens de comboio nesta linha de 25 quilómetros, que liga Lisboa a Cascais, mais seguras e mais eficientes do ponto de vista energético.
A modernização do sistema de eletrificação resultará numa redução para metade do consumo de energia na linha quando o projeto estiver concluído, em 2023.
“A linha Lisboa-Cascais é a segunda mais movimentada da rede ferroviária nacional. Ao torná-la mais segura e eficiente, pretendemos incentivar a mudança do automóvel para os transportes públicos nas dezenas de milhares de pessoas que se deslocam diariamente para Lisboa e, consequentemente, reduzir o congestionamento do tráfego e a poluição”, disse a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
Bruxelas salienta, no comunicado, que a Linha de Cascais é uma ligação ferroviária suburbana muito importante e que serve diariamente dezenas de milhares de passageiros.