Porto avança com hasta pública para atribuir licenças para bicicletas e equiparados
A Câmara Municipal do Porto vai realizar, a 11 de fevereiro, uma hasta pública para atribuir três licenças de utilização do espaço público a operadores de modos suaves de transportes, foi anunciado esta segunda-feira.
A referência à hasta pública foi feita pelo deputado do movimento ‘Porto, o Nosso Partido’ André Noronha, durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto dedicada ao tema da mobilidade, e na qual o deputado enumerava algumas das medidas já aplicadas pela autarquia neste âmbito.
Numa nota publicada na sua página oficial, o município informa que a hasta pública para atribuir três licenças a operadores de modos suaves de transporte vai realizar-se no dia 11 de fevereiro, pelas 10:00.
“Uma hasta pública com vista à atribuição de três licenças de utilização do espaço público para operadores de modelos de negócio que colocam à disposição de um utilizador velocípedes ou equiparados, com ou sem motor, para utilização pública, durante períodos de curta duração, sem necessidade de utilização de doca para parqueamento”, lê-se na publicação.
Cada licença albergará um “número máximo de 700 veículos, com a possibilidade de ampliação para 900 veículos”, refere a autarquia, adiantando que o valor base de licitação é de 20 mil euros e os lanços terão de ser no mínimo de 50 euros.
A hasta pública terá lugar no 5.º piso do edifício dos Paços do Concelho, na Sala da Assembleia Municipal.
A autarquia recorda que o valor da licença será pago “com o depósito legal imediato de 10% do seu valor” e que operador dispõe de 30 dias para proceder ao pagamento do restante montante, sendo que só a partir desse momento será emitido o alvará.
De acordo com a publicação, a localização dos pontos de partilha é definida pela autarquia e será disponibilizada no seu ‘site’.
As candidaturas decorrem até ao final deste mês.